7 de abril de 2009

Coerência

Vamos ser coerentes, vamos? C-o-e-r-e-n-t-e, entende? No dicionário: ‘ligação, harmonia, conexão ou nexo entre os fatos, ou as idéias’. Na prática: viver o que se diz ser. Eu prego o perdão, não posso guardar rancor. Eu prego a espera, tenho que ser paciente. Ah, e eu prego a verdade, não posso mentir. Quem é sincero não vai agir com inconfidência. Eu prego a liberdade, tenho que libertar. Chega das incongruências nestes dias. Tem gente se dizendo fiel e sendo pérfido em segredo. Gente falando de ternura e matando em seus olhos por inveja. Gente que diz odiar falsidade e força lágrimas para aparentar uma delicadeza que não possui. Gente que quer transparência, mas tem uma vida que não pode ser descoberta. Quem é sincero não precisa dizer para ninguém. Quem é gentil não precisa convencer os outros disso. Já passou da hora de ser o que se diz ser. Ser predicado do mesmo sujeito, sabe? Vamos?

28 comentários:

Susanna disse...

Querida, conselhos não são bons sabe? Acho que mais por não apresentarem o resultado que esperamos, que por qualquer outro motivo.

Por isso prefiro as dicas, e aí vai uma: lima essa gente da sua vida! Essas coisas horíveis desses tipinhos dissimulados agarram na pele feito cheiro de cigarro à roupa [nada contra quem fuma, mas o cheirinho na roupa é dose, né? rs]!

Corre pros teus queridos! Eles são, pr'além de coerentes, verdadeiros!

Meu beijo!

Susanna disse...

Ops.. hoRRíveis..rs

Erica Maria disse...

"Quem é sincero não precisa dizer para ninguém. Quem é gentil não precisa convencer os outros disso."

Acredito muito nisso!

Que belo texto!

Adorei começar minha manhã aqui!

Bjos no coração tá?

€ster disse...

Oi Maria,

essa doeu, pelo fato de sermos e lidarmos com seres falíveis que são os homens de um modo geral,
essa tem sido uma luta constante em meu interior, ser coerente com minha fala, ser antes sincera e honesta comigo mesma para passar a minha verdade para os outros,
os anos tem me ensinado duramente essa lição,
um dia a gente aprende!!

Só espero não ser limada dos seus contatos, porque lembro-me a primeira vez que aqui entrei, a sensação e aproximidade que senti de vc, como se já a conhecesse,
essa sensação perdura,
passo as vezes muito tempo sem
comentar, mas nunca deixei de ler e admirá-la,

vc tem toda razão quando diz que somos o que somos, não precisamos provar nada para ninguém.

Beijos,s

Qualquer Um disse...

Cara Maria,


Arnaldo Antunes, que se expressa bem melhor do que eu, tem uma letra na qual ele afirma:

"tanto faz o que você fala, se tanto faz o que você faz"

E viva a busca pela coerência, mesmo que nunca a alcancemos
um ab
Edu

Afobório. disse...

olá.

nada que eu diga será maior que tua própria obra.

sorte e luz.

Luciana Andrade disse...

Acho que essa palavrinha anda em falta...
Boa semana!

HD disse...

Isso não é bem um elogio, ou talvez seja.Mas esse é um dos melhores textos que eu já li.De verdade.

Sabrina Davanzo disse...

Maria, difícil nos acertamos com nossas incoerências.. mas feliz daquele que tenta! Acho que admitir que precisa ser o que é, é o primeiro passo.

Um beijo, lindo texto!!

Delfim Peixoto disse...

Obrigado pelas doces palavras...
O seu post tem algo que na primeira vez senti mas nem sei porquê, não connsegui comentar.
Cá vai: na verdade, o Ser Humano teima em não Ser, fingindo ser o que não é... talvez Sendo, o Mundo fôsse bem melhor; ou, em casos especiais, não seria... mas há uma maneira fácil de detectar quem não "È"" basta olhar os olhos e está tudo lá... a voz, pode enganar. Os olhos, esses, não!
Bjnhs gostei de ler você

guilhermina, (ataulfo) e convidados disse...

simplesmente, vamos.
Bj
Guilhermina

Qualquer Um disse...

Cara Maria,

Obrigado pelas palavras.
Como as promessas de final de ano que repetimos a cada 31/12:->, eu também voltei a escrever há uns meses, bem discretamente.
Criei dois espaços (um só com diálogos) outro com textos...
//melhornaoevoluir.blogspot.com e http://textodequinta.blogspot.com

um ab
Edu

serena samy disse...

Lindo...

Anônimo disse...

lindo!

SAM disse...

Maria..Espero que passe..Mas ando desiludida com esta coerencia que devia existir...Esta dificil de encontrar. Mas não quero ser amarga. Busco sempre algo para me esperançar.... E afinal, sei que esta coerencia existe em mim, em voce....


Um beijo e Feliz Páscoa!



* Acamada com uma forte gripe, amiga.

Liginha Gabriela disse...

Essa tal coerencia tão dificil de ser encontrada hj em dias nas pessoas... mas acredito sim q ainda exitem pessoas coerentes, graças a mim, a vc...

adorei o textoo!!!

bom feriado pla ti

bjokass

;***~

Luana Gabriela disse...

Mariaaa, voltei para o endereço antigo.. estoutentando recuprar as posntagens (já consegui recuperar o endereço) será que é possíveeel?


Aiii qu eagonia!! hehee nãoconisgo arrumá-lo .. =/

Abraçosss!!

.: Juliana :. disse...

Saudades de vir aqui :)

Seu post foi perfeito, um prato cheio para pessoas desse tipo. Muitas pessoas aparentam ser algo que infelizmente não são....

Vamos sim, ser COERENTES.

Maria, quero desejar uma FELIZ PÁSCOA para vc e sua família. Que seja uma páscoa com mais amor, perdão e arrependimentos para se poder novas mudanças.

.beijos mil.

:)

.moony. disse...

todo mundo acaba sendo incoerente uma hora ou outra na vida =/
temos q controlar!

aah, eu tava dando uma olhada nos outros posts e vi o que vc fala do E-blogue. Parabéns pelo seu conto *-*

bjo
teh +
o/*

Paulo disse...

Olá Maria,

Coerência e Dignidade, atitudes que deveriam ser indispensáveis aos seres... "Humanos"???

Abços, bom feriado!

TECHWARE BRASIL disse...

Querida Maria,

Como seria esse ser humano que já há tanto tempo, se não por essa primordial característica, intrínseca, própria, arraigada, fundida, incutida, soldada, sua própria essência...

Apenas aprendi, no dicionário da musa, na poesia feminina, uma coisa... Que quanto mais ela nos bate em prantos, nos arranha com seus espinhos arredios, nos bate a porta xingando nossa alma... mais tenho certeza, nessas tramas, do verdadeiro amor que, em defesa, nos profere.

Beijos

Roberto Ramos

# Izabela disse...

Que a coerência sempre se sobreponha a hipocrisia. Os desenganos se sobreponham a cortina do esquecimento.

Um beijo, querida!

fernando disse...

Coerência, diminuir o espaço entre as palavras e as ações, na teoria é muito fácil, mas a prática requer policiamento constante, tenho tentado, mas ás vezes me flagro falhando.

Désir La Vie disse...

Olha, Maria

De hipócritas o mundo está cheio!

Até estou convencida de que não há a mínima possibilidade de haver pessoas definitivamente 'coerentes'...

Beijos,

Victor Manfredine disse...

Vamos, vamos.
posso começar?

Cristiane Marino disse...

Estou sempre me conbrando, me analisando para ser coerente com meus pensamentos e princípios, tarefa difícil, mas não impossível!

Feliz páscoa querida!

bjos

Lêda Maria disse...

É ISSO AÊ MARIA!

:***

NiNah disse...

Que texto lindo moça.
Amei aqui.
Bjos