19 de outubro de 2008

Profeta Gentileza

Desde que coloquei a frase “Gentileza gera Gentileza” descobri que algumas pessoas nunca ouviram falar do profeta Gentileza. Achei que seria interessante contar a história para quem não conhece ainda...

José Datrino nasceu em Cafelândia (SP), no dia 11/4/1917. Sua trajetória iniciou-se em 17/12/1961, na cidade de Niterói, quando o Gran Circus Norte-Americano incendiou-se, e mais de 500 pessoas morreram sendo a maioria, crianças. Na antevéspera do Natal, seis dias após a tragédia, José acordou alegando que havia recebido a missão de se dedicar apenas ao mundo espiritual. Pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo, difundindo as palavras Agradecido e Gentileza. Voluntário, confortou os familiares das vítimas da tragédia. Daquele dia em diante, passou a se chamar José Agradecido, ou simplesmente Profeta Gentileza. Após deixar o local que foi denominado Paraíso Gentileza, o profeta começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 percorreu toda a cidade. Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus, fazendo sua pregação. A partir de 1980, escolheu 56 pilastras do Viaduto do Caju e desenhou nas pilastras inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização. Durante a Eco-92, o Profeta Gentileza colocava-se estrategicamente no lugar por onde passavam os representantes estrangeiros, e incitava-os a viverem a Gentileza e a aplicarem Gentileza em toda a Terra. Gentileza contou que acabou sendo internado três vezes como "débil mental, como maluco". Numa dessas internações, o "médico psiquiatra" disse à filha do Profeta que seu pai estava tomando choque à toa, pois não era maluco. No pátio do manicômio, os enfermos ficavam todos à sua volta, ouvindo sua pregação. Outro médico teria dito ao Profeta: "Gentileza, você veio aqui para nós te curarmos ou para você nos curar?" Depois destas passagens, Gentileza ganhou novamente a rua. A partir de então, sua figura singular passou a atrair toda sorte de atenção. Aos que o apontavam na rua, como maluco, ele dizia: "maluco pra te amar, louco pra te salvar" ... "seja maluco mas seja como eu, maluco beleza, da natureza, das coisas divinas."Em 29/5/1996, aos 79 anos, faleceu.Segundo ele, devemos construir outro mundo a partir da Gentileza, o que ele fez em miniatura, transformando o local num belíssimo jardim. Ele dizia que "Gentileza é o remédio de todos os males, amor e liberdade". E fundamentava assim: "Deus-Pai é Gentileza que gera o Filho por Gentileza. Por isso, Gentileza gera Gentileza". Ensinava com insistência: em lugar de "muito obrigado" devemos dizer "agradecido" e ao invés de "por favor" devemos usar "por gentileza" porque ninguém é obrigado a nada e devemos ser gentis uns para com os outros e relacionarmo-nos por amor e não por favor.

2 comentários:

SAM disse...

Maria, querida


felicidade enorme ver aqui a sua homenagem, a este belíssimo ser humano, que muitos esqueceram ou desconhecem. Lembrando que suas pilastras pintadas foram tombadas como patrimônio cultural do Rio de Janeiro em 2000.

Junto ao teu belo texto, uma música postada há tempos com a apresentação do Profeta Gentileza no Sam.

Gentileza( Marisa Monte - Carlinhos Brown )

Apagaram tudo...
Pintaram tudo de cinza;
A palavra no muro,
ficou coberta de tinta;
Apagaram tudo...
Pintaram tudo de cinza,
só ficou no muro;
tristeza e tinta fresca.
Nós que passamos,
apressados,pelas ruas da cidade;
merecemos ler as letras e as palavras de gentileza;
Por isso eu pergunto,
a você no mundo,
ser mais inteligente,
o livro ou a sabedoria,
o mundo é uma escola,a vida é um circo,
amor palavra que liberta,
já dizia o profeta;
Apagaram tudo...
Pintaram tudo de cinza,
só ficou no muro,
tristeza e tinta fresca...

Enorme abraço. Viva, Maria!

Patricia C. disse...

esse pensamento dele de "gentileza gera gentileza" é perfeito, pouca gente se dá conta disso. mas se você é gentil com alguém, abre um sorriso, dá um bom dia verdadeiro, a pessoa tende a gostar desse gesto. e se gosta, acaba ficando feliz e transmitindo isso aos outros.
você é do rio?
ele pintou muros embaixo de viadutos. são conservados até hoje.